Associação cultural sem fins lucrativos, constituída em VISEU, por escritura pública de 8 de Abril de 1997, apadrinhada pela CONFRARIA GASTRONÓMICA PANELA AO LUME, de Guimarães.
Dentro das Confrarias Gastronómicas, é a 7ª de Portugal e a 1ª de Viseu e é sócia fundadora da
Federação Nacional das Confrarias da Gastronomia Portuguesa, com sede social em Santarém.
Nasceu, como quase todas, a partir de um grupo de Amigos que, regularmente se juntava ,em redor de uma mesa, para degustarem algumas das muitas iguarias típicas da nossa região, complementadas com a doçaria tradicional e os afamados vinhos do Dão.
Escreveu mestre Aquilino Ribeiro: "Diz-me o que comes, dir-te-ei as manhas que tens! Um gastrónomo de verdade, não confundir com um bom garfo, tem necessariamente de ser um delicado de temperamento e gostos".
Indumentária.
Os principais objectivos da nossa Confraria são "Promover o levantamento e investigação do Património Gastronómico nos seus múltiplos aspectos: receituário, história, relação da gastronomia com o artesanato, a arte, a ciência e a literatura, quer directamente, quer em complemento de outras actividades culturais e DEFENDER e DIVULGAR
a autenticidade da verdadeira gastronomia da Região do Dão, sem contudo se opor à sua evolução natural, desde que fundada na experiência adquirida ou no progresso das técnicas".
Não podemos, como é óbvio, ficar indiferentes a tudo que se relacione com a sua difusão e preservação.
Conta com cerca de 200 associados, número máximo permitido pelos Estatutos e, além dos eventos de carácter regular e sazonal que leva a efeito durante o ano, promoveu e realizou de 15 a 17 de Novembro de 1997, em colaboração com a Confraria dos Enófilos do Dão, também de Viseu, o 2º Encontro Nacional das Confrarias Báquicas e Gastronómicas, no Palácio dos Congressos de Viseu, que decorreu com assinalável êxito e muita aderência de Confrarias portuguesas e estrangeiras.
Esteve presente no 3º Congresso Nacional de Confrarias realizado em Évora, bem como nos 1º e 2º Congressos Nacionais realizados pela Federação Nacional das Confrarias, respectivamente, na cidade de Angra de Heroísmo, na Ilha Terceira, Açores, em 2003, e na cidade do Funchal, da Ilha da Madeira, em 2004.
A convite da CASA DE VISEU NO RIO DE JANEIRO, deslocou-se ao Brasil no ano de 2000, onde teve a oportunidade de divulgar as nossas potencialidades em turismo e gastronomia, convite que foi retribuído no ano seguinte no decorrer da Feira Franca de São Mateus.
Levou já a efeito quatro Capítulos de Entronização onde, além de novos associados, entronizou como Confrades de Honra várias personalidades de relevo, não só da política local, como da política nacional.
Está prevista para breve a realização do 5º Capítulo para entronizagão de novos associados e associados Amigos e de Honra.
Bandeiras de Portugal, da Cidade de Viseu e da Confraria Gastronómica do Dão.
A pouca funcionalidade de uma sede fora do perímetro da cidade, tem obstado a que a actividade da nossa Confraria tenha atingido todos os propósitos e realizações que estão ao alcance dos seus empenhados Corpos Sociais.
Porém, este problema está em vias de solução, para bem da nossa Confraria e da Cidade de Viseu
que colocamos na primazia de tudo que consta dos nossos objectivos e programação.
Esperamos que este desiderato nos permita retomar com êxito a regularidade dos nossos serviços administrativos que todos ansiamos.