quinta-feira, 9 de setembro de 2010

VISITA A CUENCA - ESPANHA


                 O meu gosto de viajar e a curiosidade de ver "in loco"  as CASAS COLGADAS (em português, Casas Penduradas ou suspensas) levou-me, com  os meus amigos e familiares a visitar CUENCA, em Espanha.
                  A parte antiga da cidade, a que tem mais interesse histórico,  situa-se num cabeço entre as ravinas dos rios Júcar e Helécar, a uma altura considerável, do vale onde correm os referidos rios, e, onde foram construídas algumas casas penduradas no morro, que, inexplicavelmente, se têm mantido intactas ao longo dos tempos, desafiando a sua sustentabilidade por falta de alcerces  consistentes,  algumas das quais do século XIV, que foram usadas pela família real como residências de verão, e, presentemente, uma delas,   alberga o Museu de Arte Abstrata, de Espanha, no qual se encontram expostas obras dos principais promotores do movimento que lhe dá o nome, Antoni Tàpices e Eduardo Chilida.
                Cidade gótico-renascentista, com inúmeros monumentos dignos de visita aturada, entre os quais se destacam: a Catedral, com as obras mais originais do Gótico espanhol; o Museu Arqueológico; o Moderno Museu da Ciência e o Museu Diocesano com tesouros do Palácio Episcopal e pinturas de El Greco.
                A Tôrre de Mangana, no alto da cidade velha, é o que resta de uma fotaleza árabe, donde se tem uma vista surpreendente sobre a cidade,  muito movimentada, onde fervilham os muitos turistas, que vale a pena visitar e que recomendo.
                 Para elucidar, incluo algumas fotografias, que não são brilhantes por ter usada uma câmara que utilizo apenas para documentar passeios com os amigos e família.





Atalho pedonal de acesso à parte antiga da cidade.


Catedral.


Combóio Turístico parado junto do Centro de Recepción de Turistas que permite visitar no seu  percurso o conjunto da cidade nova e velha.

Pormenor nocturno.
Boa viagem!

2 comentários:

  1. Sem dúvida, um lugar a visitar futuramente!

    ResponderEliminar
  2. No regresso tem a possibilidade de passar por Madrid e fazer uma visita, ainda que breve, utilizando um dos vários Buss turísticos, cujo guia através de aparelhagem com auscultadores nos vai indicando pormenorizadamente os locais em visita. Obrigado pelo comentário. Até breve
    com novos trabalhos.

    ResponderEliminar